Considerando um cenário em que os clientes estão mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo, entender a importância de escolher as cores certas para o seu ponto de venda é fundamental. Da mesma forma que uma tonalidade pode atrair determinados consumidores e aumentar as vendas, ela pode também repelir certo tipo de público.

As cores possuem o poder de influenciar a compra de um produto e, até mesmo, o número de visitantes que passam pela loja. Com escolhas mais adequadas, você pode melhorar bastante o desempenho do seu negócio. Confira o conteúdo a seguir e saiba como escolher as cores da loja, seguindo nossas dicas. Acompanhe!

ESCOLHENDO AS CORES IDEAIS PARA SUA LOJA

O VERMELHO

O vermelho é um tom muito quente e intenso e também é uma cor estimulante, responsável por ativar as emoções no corpo. Pode aumentar as batidas do coração e a pressão sanguínea, assim como acelerar a respiração. Para utilizá-la, você precisa estar envolvido em um setor ou segmento no qual essas sensações são desejáveis.

O vermelho passa confiança e sugere um lugar de atitude! É uma cor de paixão, indicada para detalhes como prateleiras e stands.

O LARANJA

O laranja guarda similaridades com o vermelho, especialmente por também ser um tom bem quente. Cheio de energia, ele é muito amigável e bastante convidativo. Dependendo do contexto, representa equilíbrio e, também, entusiasmo. É uma cor que incita ambientes sociais, alegres e excitantes.

Traz calor, mas sem tanta intensidade que o vermelho. É indicado para escolas de idiomas, lanchonetes e comércios de alimentos.

O AMARELO

Vibrante e solar, a cor amarela energiza todo o ambiente. É muito alegre, para cima e, assim como o vermelho, possui poderes estimulantes. É bom para ambientes que necessitam de comunicação, trazendo a percepção de esperança e otimismo.

Para atividades intelectuais, também pode ser uma boa cor, pois impulsiona as atividades mentais.

 

O VERDE

Refrescante e equilibrado, o verde traz a sensação de tranquilidade e saúde, e por isso é uma das tonalidades favoritas de muitas pessoas. A cor também é muito usada em hospitais e lugares associados à área médica. Também passa a sensação de ser um lugar com muita vitalidade, pois remete à natureza e à fertilidade.

É bom para ambientes que necessitam de calma, aliviando o stress e trazendo um pouco mais de paz para as pessoas.

O AZUL

A cor azul, por ser mais fria, é diretamente ligada com a calma e com a espiritualidade. Ela carrega a sensação de calma, segurança e confiança. Estimula a criatividade e as atividades de contemplação.

Pode ser usado tanto em lojas de grife, óticas e acessórios femininos, quanto em comércios de eletrônicos e relacionados a crianças e jovens.

BRANCO

Não dá para falar em escolher as cores da loja sem citar aquela que costuma ser a favorita na decoração de muitos ambientes: a cor branca. A cor representa, acima de tudo, a paz. No entanto, também é indicativa de pureza, inocência e tranquilidade.

Ela evoca sentimentos refrescantes e cai bem com praticamente qualquer coisa. A sua escolha pode funcionar muito bem em lojas de varejo de moda.

PRETO

O preto é a campeã de elegância e carrega muita força, mas também algum mistério. É uma boa escolha para comércios que precisam ligar seu funcionamento a esse tipo de sensação, mas utilizar essa tonalidade estrategicamente pode ser interessante, por exemplo, para fazer com que espaços muito grandes pareçam menores e mais aconchegantes.

Por outro lado, quando usado nas paredes de fundo do estabelecimento, os tons escuros também podem contribuir para o ampliar a sensação de tamanho do ambiente. Se combinado com roxo, verde-escuro ou vermelho, ela pode deixar o local com ar mais nobre, remetendo inclusive aos brasões da realeza.

O ROXO

Cor bastante intensa, a mistura de vermelho com azul mescla na dose certa espiritualidade e sucesso. Tem a ver com a sabedoria, associado a áreas do cérebro.

É muito bom para estimular a criatividade. Tem a ver com lojas inovadoras, modernas e sofisticadas. Por esse motivo, pode ser usado em lojas de roupas, biquínis, presentes e importados.

OURO

O ouro é, logicamente, uma cor que é ligada com elegância e sisudez, que pode sugerir riqueza e poder. Em um estabelecimento comercial, essa tonalidade sugere ao consumidor que o produto pode ter um custo mais elevado, mas que também é de grande qualidade.

 

ACERTANDO NAS GRADAÇÕES E NA PALETA DE CORES

CORES NEUTRAS PARA CRIAR AMPLITUDE

Trazendo a sensação de amplitude e ventilação para o ambiente, os tons mais neutros fazem com que o lugar pareça mais “aberto”. O palha, o gelo e o cinza claro são indicados para este caso.

Evite pintar todas as paredes de branco! Caso contrário, pode criar uma sensação indesejável de frieza.

TONS ESCUROS TRAZEM ELEGÂNCIA

Bons para ambientes muito amplos, as cores mais fechadas fazem os olhos perceberem o espaço menor, podendo também ser bom para tornar os ambientes mais aconchegantes.

Cores como o verde escuro, o vermelho escarlate e o roxo trazem um ar de nobreza ao ambiente.

CORES PASTÉIS E A ONDA NÓRDICA

Acompanhando a tendência da moda em usar cores típicas dos países escandinavos, tons pastéis são indicadas para ambientes que precisam de tranquilidade e neutralidade.

Pode ser usada em lojas de cosméticos, de produtos zen e, também, em lojas de produtos naturais e de crianças.

CORES VIBRANTES PARA LEVANTAR O ASTRAL

Já as cores vibrantes causam impacto na aparência e devem ser usadas com muito cuidado, preferencialmente, em detalhes da loja.

Elas servem para comércios que lidam com um público jovem e dinâmico, como lojas de tecnologia, eletrodomésticos e móveis em geral.

Para escolher as cores certas para a sua loja, é preciso ir fundo em qual perfil você pretende atender. Algumas lojas consagradas popularizaram um tipo de combinação, mas não é porque você está naquele ramo que vai funcionar para o seu público.

COMO COMBINAR CORES E LAYOUT?

Não basta apenas aprender a escolher as cores, também é preciso entender como elas se ligarão ao ambiente da loja na montagem do layout. Uma boa ideia para isso é apostar em tonalidades complementares, a partir de uma cor principal. Nesse caso, é interessante ter como base, por exemplo, a nuance principal do seu logotipo.

Como dissemos, também é muito importante usar as cores certas para o seu segmento. Escolha sempre aquelas que fazem referência ao setor do seu negócio. Enquanto o amarelo ou o preto estão ligados diretamente a joias, o vermelho está presente em praticamente tudo aquilo que é relacionado com o setor de lanchonetes e lojas de fast-food.

Por fim, limite a quantidades de cores. Para não deixar o seu design sobrecarregado, é interessante limitar quantas tonalidades serão aplicadas no ambiente. Além disso, o excesso de nuances pode tirar a atenção do cliente em relação aos elementos mais importantes, como as próprias mercadorias e anúncios.

No varejo, escolher as cores da loja de maneira correta é determinante para garantir não apenas uma melhor aceitação dos compradores, como também o sucesso do empreendimento como um todo. É necessário alinhar o design da loja com o nível social e com a idade das pessoas que quer atingir

Sendo assim, mire nas opções corretas, capriche no layout e veja o salto que o seu desempenho dará no final do mês!

Qual a cor você considera a mais potente para a sua loja? Conte pra gente, comentando em nosso post!